Cerca de 120 idosos de Contagem assistiram a atrações culturais na 25ª Edição do Minas Trend, promovida na última semana, no Expo Minas, em Belo Horizonte. A oportunidade de conhecer o evento foi possível graças a uma parceria entre a Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp); o projeto Energia Cidadã, da Cemig; e a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem. Além disso, na quinta-feira (24/10), 80 idosos dos grupos Mais Viver e Amor a Vida assistiram a sessões de cinema. Já na parte da noite, 40 idosos foram presenteados com a linda apresentação da Orquestra de Câmara SESI MINAS, guiada pelo músico e compositor Flávio Venturini e pelo grupo de contrabaixos DoContra.
A apresentação da orquestra reuniu mais de 1.200 pessoas. Elas prestigiaram vários sucessos que foram regravados no álbum “paraíso”, de Flávio Venturini. O disco homenageia os 33 anos de atividades da orquestra e a trajetória de sucesso do músico, com arranjos assinados pelo jovem Neto Bellotto, criador do grupo DoContra, formado por sete contrabaixistas. Para a coordenadora do Amonp, Mailda Lima, o passeio foi uma grande oportunidade para os idosos. “Foi a primeira vez que muitos assistiram a um show, então, foi bacana ver a alegria de todos. Além disso, foi uma possibilidade de inclusão para os idosos”, acredita a coordenadora.
A terceira idade assistiu aos clássicos do cinema, como Alice no País das Maravilhas, O mágico de Oz, O Menino Maluquinho e o Diabo veste Prada. “Antes da orquestra também assistimos a um desfile de moda muito bom. Acho importante esse tipo de passeio, pois não temos muitas chances de estar indo a esses lugares, porque não é barato. Acredito que todos que estavam presentes gostaram, porque eu gostei muito. Foi um tempo proveitoso. Quando o Venturini entrou no palco, aplaudimos muito. Foi emocionante. Temos que agradecer a todos envolvidos por esta oportunidade”, disse uma das idosas, Maria Ana Manço, 65 anos.
Outra idosa que ficou contente com a visita ao Expo Minas foi Valda Dias da Silva Santos, 60 anos. “Estava precisando de um momento como este em minha vida. Eu não conhecia o Expo Minas e posso dizer que tivemos uma tarde maravilhosa. Há muito tempo eu não ia a uma sala de cinema, então, fiquei bastante feliz. Assistimos a filmes que nos deixaram mais ativos para o nosso dia a dia. Eles nos mostraram que somos capazes sim e que o importante é ter a chance de recomeçar, pois a vida não para. Quero agradecer à Fiemg e à Cemig que nos ajudou a ir a esse evento tão maravilhoso”, ressaltou.